Devocionais Vida cristã

Uma vida que vale a pena ser vivida

Muito se fala em ser um profeta na Igreja. Profeta tem o significado de pessoa que anuncia os desígnios divinos, que prediz acontecimentos por inspiração de Deus.  Mas sabe o que é mais interessante na vida dos profetas da bíblia? É que a própria vida deles foi à mensagem de Deus. O Senhor usou a vida dos profetas como mensagem. Vocês conhecem a história do profeta Oseias? Ele abriu mão da sua vida para ser modelo da mensagem de Deus. No versículo abaixo Deus manda seu profeta casar com uma prostituta.

“O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor.” (Oseias 1.2 ARC).

Aí você pode estar pensando, porque Deus mandou ele fazer isso?

O capítulos 2 nos faz entender que através de Oseias, Deus quis mostrar para toda Israel que ele era o esposo e Israel era a esposa prostituta. Não sei se você já percebeu onde quero chegar, mas a essência é que Oseias abriu mão da sua vida para transmitir através dela a mensagem de Deus para Israel. Toda a sua mensagem pregada não foi por palavras e sim pela própria vida do profeta em mostrar o amor de Deus por seu povo. O profeta transmitiu que o único tempo em que Israel foi fiel, foi o tempo do deserto. Mas Deus sempre foi fiel e continuará a ser para sempre, pois Ele jamais rejeitou seu povo, Sua aliança é eterna.

Outro exemplo de profeta cuja vida foi a mensagem de Deus é Isaías, que andou durante três anos nu e descalço, pois Deus tinha uma mensagem para o povo do Egito. Mas onde realmente quero chegar com tudo isso é na seguinte reflexão: o meu modelo de vida é a mensagem que estou levando!

Paulo escreveu que ele é a própria mensagem de Deus. E nós? Será que nós somos uma carta que pode ser lida por todos? Uma vida que vale a pena ser vivida é aquela onde nunca precisamos dizer que somos cristãos, pois o próprio mundo nos reconhece. Eles precisam olhar e dizer de você: “esse cara não pode ser apenas mais um, esse cara deve ter Jesus, porque Jesus perdoa e esse cara também perdoa. Esse cara tem um amor incondicional e Jesus também tem esse amor. Esse cara não tem ódio e Jesus também não tem. Eu consigo ver a mensagem de Jesus encarnado nesse cara!”

Deus está à procura dos profetas dessa geração! Os profetas traziam esperança para seu povo. Os profetas traziam mensagens às vezes duras, mas no final diziam que se eles mudassem de vida Deus ajudaria eles. Os profetas eram sensíveis. E principalmente os profetas abnegavam suas próprias vontades para que os outros experimentassem a vontade de Deus. Hoje, o profeta tem um papel ainda mais apaixonante: a mensagem do Novo Testamento são sempre Boas-Notícias (do grego, Evangelho).

Deus quer homens e mulheres cujas vidas seja a própria mensagem de Deus na Terra. Nenhum rei tinha prazer em encontrar os profetas, pois eles constrangiam os reis. E a nossa vida tem constrangido as outras pessoas? Elas olham para nós como exemplo e se sentem constrangidas com a vida que estão levando? Nós precisamos ser a Bíblia atualizada e fiel, ser modelo, as pessoas precisam olhar para nós e buscar referência de uma vida que vale a pena ser vivida.

Uma igreja profética é sensível e anuncia esperança. Uma igreja onde existem profetas deseja que Deus abençoe sua vida, mas que abençoe do seu irmão também porque não adianta eu estar bem e meu irmão, não. Isso é uma vida que vale a apena ser vivida onde o mundo vê que em nós existem o verdadeiro amor. Eles conseguem ver Jesus em nós.

 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Galatas 2.20 ARC)

Imagem destacada: “215/11: MaryKate“, por Loren Kerns


Para perguntas ou pregações e palestras na sua igreja, entre em contato. Não esqueça de curtir a nossa página, inscrever-se no canal e nos seguir no Twitter e no Instagram!

Facebook Comments

Sobre o autor

Vanessa Hermann Fornazari

Administradora e pós-graduada em marketing. Amo escrever sobre a maravilhosa graça do Pai. Tenho um coração missionário, gosto de ajudar pessoas, fazer teatro e tornar coisas simples, surpreendentes.

Deixar um comentário

Share This