Devocionais Vida cristã Vida espiritual

Quando Deus responde oração?

Meu Post de hoje é baseado em um texto de John Piper. John Piper é um dos ministros e autores cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu ministério pastoral na Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, MN, nos EUA desde 1980.

Esse texto é magnifico, porque Piper nos explica de uma maneira maravilhosa, quando Deus responde nossas orações. Espero que assim como essa mensagem entrou como uma flecha em meu coração, fale ao coração de vocês também!

Vamos começar com o texto de I João 3.22-23:

“E aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.” (I João 3.22-23 ARA)

Resumindo: Deus, em seu imenso amor e misericórdia, responde a oração das pessoas que guardam os seus mandamentos. Seus mandamentos se resumem em primeiro crer no nome de Jesus e segundo amar uns aos outros.
Quando lemos isso, podemos pensar que crer em Jesus e amar as pessoas é uma forma de tornar-se merecedor das respostas às orações, mas isso não é verdade.

Em primeiro lugar, porque você não se torna merecedor de nada por crer. Merecer algo é uma forma de mostrar o meu valor e colocar Deus em débito comigo. Isso não pode ser feito. Ele já é dono de tudo, e qualquer valor que eu tenha em mim é uma dádiva d’Ele. Você não pode ganhar algo de Deus dessa forma. Se você deseja Suas bençãos, você deve acreditar que elas são melhores do que qualquer outra e então confiar que Ele as dará gratuitamente àqueles que buscam servir a Deus e não o mundo.

Em segundo lugar, amar as pessoas não faz de você merecedor das bençãos de Deus, porque o amor já é uma obra de Deus em nós e não uma obra autossuficiente nossa por Ele. João ensina claramente que o amor é a evidência do dom da vida e não a retribuição ou pagamento pela vida.

Então o que João quer dizer quando ele fala que Deus responde as orações de pessoas que creem em Seu Filho e que se amam? Ele quer dizer que a oração tem uma finalidade, e se você não usá-la da forma correta, ela não “funciona” da forma correta. Qual é o desígnio da oração?

A oração é projetada por Deus para ser o efeito da fé e a causa do amor.

Portanto, se nós tentarmos orar quando não cremos de verdade no nome do Seu Filho, a oração não “funciona” da forma que deveria. E se nós tentarmos orar quando nosso alvo não é amar, a oração também não “funciona” do jeito certo.

É por isso que “aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos”. Não porque guardar Seus mandamentos nos faz merecer respostas de oração, mas porque a oração é projetada para dar poder no caminho da obediência. A oração é a forma através da qual Deus se coloca à nossa disposição quando estamos transbordando em amor pelos outros. Oração é o poder de amar. Portanto, se nosso objetivo não é amar, oramos em vão.

A oração é uma maneira de chamar Deus para estar do nosso lado ao fazer o que Jesus veio para fazer. “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1 João 3:16 ARA). É por isso que crer em Jesus e amarmos uns aos outros estão ligados como a forma de termos nossas orações respondidas. Crer em Jesus significa que nós admiramos a forma como Ele viveu e queremos ser como Ele. Você não pode crer em alguém e achar que a forma como essa pessoa viveu foi tola. Então, crer em Jesus necessariamente nos levará a amar os outros da forma como Ele amou. Crermos no nome de Jesus e amarmos uns aos outros são praticamente uma coisa só.

E já que Deus estava totalmente com Jesus com todo Seu poder e deu a ele toda a ajuda de que ele precisou, Ele também estará conosco quando nós crermos em Jesus e amarmos como Jesus amou.

Então a razão pela qual Deus responde as orações daqueles que creem no nome de Jesus e amam os outros é que Deus ama exaltar Jesus.

Deus abençoe e até a próxima!

Imagem destacada: “close examination“, por Georgie Pauwels


Para perguntas ou pregações e palestras na sua igreja, entre em contato. Não esqueça de curtir a nossa página, inscrever-se no canal e nos seguir no Twitter e no Instagram!

Facebook Comments

Sobre o autor

Vanessa Hermann Fornazari

Administradora e pós-graduada em marketing. Amo escrever sobre a maravilhosa graça do Pai. Tenho um coração missionário, gosto de ajudar pessoas, fazer teatro e tornar coisas simples, surpreendentes.

Deixar um comentário

Share This