Arte Graça Vida cristã

O que é ser como criança?

Trecho do livro “O Evangelho Maltrapilho” onde Brennan Manning ilustra o que é ser como criança em uma representação quase poética da situação da criança perante a vida e o mundo.

“Jesus vai ao cerne da questão quando faz a criança sentar-se em seu colo. Ela não tem consciência de si mesma, é incapaz de fingir. Lembro-me da noite em que o pequeno John Dyer, com três anos de idade, batei na nossa porta flanqueado pelos seus pais. Olhei para baixo e disse:

– Ei, John. Que bom ver você.

Ele não olhou nem para a esquerda nem para a direita. Seu rosto estava rígido como um pedra. Ele cerrou os olhos com o cintilar apocalíptico de uma arma apontada.

– Onde estão os biscoitos? – ele exigiu.

O reino pertence a pessoas que não estão tentando fazer gênero nem impressionar ninguém, muito menos elas mesmas. Elas não estão planejando o que podem fazer para chamar atenção para si mesmas, não estão se preocupando com a forma como os seus atos serão interpretados ou perguntando-se se ganharão estrelas douradas pelo seu comportamento. Vinte séculos depois, Jesus fala incisivamente ao asceta presunçoso preso ao narcisismo fatal do perfeccionismo espiritual, àqueles de nós pegos em flagrante vangloriando-se de suas vitórias na vinha, àqueles de nós que choramingam e pavoneiam suas fraquezas humanas e defeitos de caráter. A criança não tem de lutar para alcançar uma posição de onde poderá relacionar-se favoravelmente com Deus; ela não tem de projetar modos engenhosos de explicar a sua posição para para si mesma; ela não de atingir qualquer estado de sentimento espiritual ou de compreensão intelectual. Tudo que ela tem de fazer é aceitar com alegria os biscoitos: a dádiva do reino.”

O Evangelho Maltrapilho é o melhor livro cristão que eu já li. Ele apresenta uma graça avassaladora e um amor selvagem de Deus, e trás inúmeras pérolas acerca da vida cristã além dessa sobre ser como criança.

Imagem destacada: “Take my hand“, por Stephan Hochhaus


Para perguntas ou pregações e palestras na sua igreja, entre em contato. Não esqueça de curtir a nossa página, inscrever-se no canal e nos seguir no Twitter e no Instagram!

Facebook Comments

Sobre o autor

Filippe D. de Souza

Dono, editor e escritor do blog.
Pastor e líder de voluntários na Igreja Palavra Viva (rodapé), advogado, formado em Direito pela UFSC, cursando Teologia livre pela Unigrace.

Deixar um comentário

Share This