Devocionais Graça

Misericórdia e Graça

Se a misericórdia não viesse do amor ela não resultaria em graça!

Estava aqui folhando minha bíblia e encontrei um papel onde algum tempo atrás havia escrito essa frase. Não me recordo onde a vi e nem anotei a autoria mas quando li, Deus tocou muito forte em meu coração. O verdadeiro amor que encontrei em Deus, derramou sobre mim sua misericórdia e me fez caminhar em graça.

Misericórdia e Graça de Deus andam juntas, porém possuem significados diferentes. Pode ser que você já saiba disso mas quero reforçar a essência desses dois aspectos tão importantes na nossa vida. A Misericórdia é quando Deus não nos dá o mal que merecemos e consequentemente não somos castigados pelos nossos pecados. A Graça é quando Deus nos concede o bem que não merecemos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

São como os dois lados de uma moeda, geralmente andam de mãos dadas, pois quase sempre o exercício de um demanda a aplicação do outro. Graça e misericórdia são frutos da bondade de Deus, é a essência do Evangelho de Jesus Cristo; e é isso que torna o Evangelho diferente das outras religiões.

Na Palavra de Deus em Efésios 2.3-5 diz:

“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).”  (ACF)

Para exemplificar isso, Deus colocou no meu coração um exemplo. Entramos em uma loja chamada AMOR. Lá encontramos uma prateleira enorme com inúmeros cristais e a seguinte frase: QUEBROU! PAGOU! Você se apaixona por um cristal e quando vai pegar ele escorrega da sua mão. Muitas pessoas olham e começam a te julgar, mas o gerente escuta e vai até você, olha e diz: “Não tem problema, querida, você não vai precisar pagar. Além disso, por que não leva esse outro cristal aqui? É muito mais bonito do que o que você tinha escolhido. Pode levar de graça.”

É uma história tão simples, mas escutei o Espírito Santo contar no meu ouvido, enquanto comecei a lembrar da misericórdia que o Senhor derramou sobre mim, tantos pecados, tantos defeitos, tantas maldades, iniquidades e mentiras que me levariam para a cruz, mas o AMOR entrou em ação e Sua misericórdia me livrou de pagar por tudo isso, e ainda Sua graça me deu vida, gerou transformação e certeza da salvação eterna.

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. (Tito 2.11 NVI)

Convido você a parar e refletir por alguns instantes sobre a misericórdia e graça que Deus vem derramando sobre a sua vida todos os dias. Deus em sua infinita bondade e amor não derramou apenas uma vez seu perdão sobre nós, todos os dias Deus nos ama, perdoa e dá a oportunidade de ser aquilo que Ele tem planejado para cada um de nós, tendo a certeza que nossos pecados foram apagados e não existe nenhuma condenação sobre nós, pois vivemos um evangelho de misericórdia e graça!

O pecado pode ter nos deformado, mas a graça e a misericórdia de Deus nos possibilitam uma mudança essencial, isto é, uma transformação do próprio ser. Isso, e somente isso, é que nos torna aptos a permanecer na presença de Deus.

Imagem destacada: “The joy of being back“, por Jarle Refsnes


Para perguntas ou pregações e palestras na sua igreja, entre em contatoNão esqueça de curtir a nossa página, e inscrever-se no canal!

Facebook Comments

Sobre o autor

Vanessa Hermann Fornazari

Administradora e pós-graduada em marketing. Amo escrever sobre a maravilhosa graça do Pai. Tenho um coração missionário, gosto de ajudar pessoas, fazer teatro e tornar coisas simples, surpreendentes.

Deixar um comentário

Share This