Devocionais Graça Vida cristã

Eu, servo

Escrito por Rose Cerqueira

Você já parou para pensar sobre servir as pessoas?

Outro dia eu estava em casa e pedi a Deus direção sobre o verdadeiro significado de servir, de fazer o melhor pelas pessoas. Deus me mostrou o texto de Mateus 20:28:

Como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. (NVI)

Você percebe a profundidade disso? Jesus desceu da sua glória, habitou na pele de um ser humano, viveu nossas dificuldades, mas… se posicionou como SERVO. Jesus serviu em todo o seu ministério nesta terra. Ele foi o servo perfeito.

Mas o que isso tem a ver com o “EU SERVO”? Eu te respondo: Tudo! O eu servo é a parte, aí dentro de você, que está pronta para influenciar vidas, servir pessoas, mas que muitas vezes a gente resolve julgar como secundário. Talvez porque pareça que é algo difícil ou sacrificial, mas foi a forma que mais Cristo nos ensinou sobre o reino e amor às pessoas. Agora vamos a alguns pontos que nós podemos aprender com o servir de Jesus:

O EU SERVO tem a revelação de quem Jesus é!

Você tem dificuldade em servir as pessoas ou seus líderes? Então provavelmente você ainda não teve uma revelação de quem Jesus é. Ele esteve o tempo todo se entregando às pessoas. Ninguém passava por Jesus sem ser impactado pelo seu amor incondicional e cuidado. A multiplicação dos pães e peixes é um bom exemplo: foi um milagre, mas mostrou um Deus que levava em consideração as necessidades humanas e que provia às pessoas sustento; que usava aquilo que Deus havia dado a Ele para cuidar das pessoas.

E nós? Será que estamos suprindo as necessidades dos outros, ou cuidamos para que elas tenham o melhor de nós? Porque o servir de Jesus atingiu todos os tipos de pessoas, a mulher samaritana, o centurião Romano, os doentes, a sua família… Ele não se limitou ao templo. O servir de Jesus rompeu as limitações territoriais, culturais, o legalismo e a falta de amor dos que pregavam a lei.

Ou seja, servir é uma forma de aproximar vidas, pessoas e, sem dúvida, demonstrar amor. Você com certeza não terá dificuldade em servir se entendeu quem Jesus é e viverá buscando oportunidades para servir as pessoas. Jesus foi o servo motivador, sustentador, misericordioso e amável. Ele estabeleceu um exemplo vivo e traçou um caminho perfeito para seguirmos nessa área.

O EU SERVO não olha a condição – Ele vive a Graça

Jesus sabia quem era o Seu Pai, logo, Ele assumiu sua condição de Filho. Sabia para que veio, por isso seguia com convicção vivendo a Graça. Não vemos Jesus resmungar sobre suas vestes, sua comida, sobre o local em que iria passar a noite, mas o vemos vivendo a graça, multiplicando pães e peixes, transformando a água em vinho, dormindo no barco enquanto havia tempestade e a repreendendo. Não há impedimentos quando você sabe que é filho de Deus. Viver a graça é não olhar as circunstâncias, mas ter a convicção de que Jesus já fez tudo por nós e que através dele temos acesso direto ao Pai.

Quando você sabe quem é, o servir é natural. O seu coração é solícito às pessoas, você as ama, porque Cristo despertou o amor dele em nós por elas. Servir não é pesaroso, ou é? Quer exemplo maior do que alguém que é capaz de dar a vida para que possamos viver? Isso não é sobre fazer para receber e sim sobre fazer porque eu recebi. É o nosso desejo, que outras pessoas tenham a oportunidade de vivenciar o amor de Jesus. Quando eu sirvo eu estou traduzindo esse amor para outras pessoas.

E para finalizar…  

O maior líder de todos foi aquele que lavou os pés dos discípulos e os instruiu a fazer o mesmo uns pelos outros, em demonstração de amor e comunhão. Jesus ensinou liderança aos discípulos e eles, reproduziram os seus ensinamentos de forma maravilhosa, os quais nos atingem até hoje.

O servir, hoje, gera experiência, e capacita você para a liderança. Muitos querem ser líderes e influenciadores, mas se eles não servem, como podem influenciar outras pessoas? Que tipo de liderados eles geram? Ser servo gera seguidores dispostos a servir e isso é lindo! Que possamos ser solícitos no servir, que possamos expressar a máxima do amor de Cristo, vivendo a graça como filhos e servos do Senhor.

E para começar a viver essa experiência maravilhosa do servir é bem fácil: SIRVA, com o coração, sem pressa, sem inquietações apenas confiando na graça de Cristo sobre a sua vida. Seja servo como Cristo foi.

Deus abençoe  😀

Imagem destacada: “helping hands sm“, por Paul Taylor


Para perguntas ou pregações e palestras na sua igreja, entre em contato. Não esqueça de curtir a nossa página, inscrever-se no canal e nos seguir no Twitter e no Instagram!

Facebook Comments

Sobre o autor

Rose Cerqueira

Encontrei em Jesus a intensa vontade de viver. Apaixonada pela vida e pelas pessoas, publicitária por profissão, criativa por natureza e líder de voluntários na Igreja Palavra Viva.

Deixar um comentário

Share This