Devocionais Vida cristã

Equilíbrio entre CORPO, ALMA e ESPÍRITO

Pense e responda nesse momento para você mesmo: Quem sou eu? Como estou espiritualmente? Como estou emocionalmente? Quem sou eu como cônjuge? Quem sou eu como jovem na minha igreja? Quem sou eu como amiga(o)?

Somos formados por ALMA, ESPÍRITO e CORPO. E hoje quero meditar com você sobre cada um deles.

A ALMA é a casa da nossa mente. Nela residem todas as nossas emoções e nossas vontades. O que acontece muitas vezes é que ao responder as perguntas da autoanálise muitos não se consideram uma boa pessoa, se sentem desvalorizados e inferiores. É comum achar que os outros irmãos da igreja, colegas de trabalho e amigos são melhores. E assim vão entulhando em seus corações inverdades e acabam perdendo o foco do propósito de Deus para sua vida. Mas não é isso que Deus deseja. O Senhor nos chamou para sermos livres, livres da tristeza, do rancor, do complexo de inferioridade, da falta de amor próprio e todos os pensamentos negativos.

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. (Salmos 42.11 NTLH)

Nossa alma é formada por: caráter, personalidade e temperamento.

Personalidade é o sentimento externo, pode ser igual nosso caráter dependendo do quão autênticos sejamos. É a postura que assumimos no meio em que vivemos.

Caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia se refere como a “essência secreta do coração”. As crenças, os princípios e as motivações. É tudo aquilo que você é na sua intimidade.

Temperamento são as nossas qualidades e os nossos defeitos. É a natureza do homem formada por fatores genéticos, é o que nos define como pessoa.

Resumindo o temperamento é nossa matéria-prima e o caráter e a personalidade são aquilo que construímos a partir dele.

O ESPÍRITO é a parte que nos conecta com o Deus, onde temos comunhão com Deus e por Ele somos guiados. É o meio de nos conectar com o Pai.

Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8.15-16 NTLH)

O CORPO é nossa parte física. E Deus nos ama da maneira que somos e deseja que experimentemos uma total aceitação de nós mesmos; da nossa altura, da cor da nossa pele, do nosso peso, do nosso cabelo, pois com muito amor Deus nos formou únicos.

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6.19-20 NTLH)

Nossos desejos e sentimentos devem estar orientados em uma vida com Cristo. Você não deve se comparar com outras pessoas, pois cada um é especial, você é único e amado por Deus. O Senhor Jesus te formou e capacitou com dons e talentos, basta cada um de nós valorizarmos a beleza que Deus nos deu e nos deixarmos ser usados pelo Espírito Santo para realizar grandes obras nesta Terra.

O Senhor espera que sejamos homens e mulheres equilibrados, moderados, totalmente controlados pelo Espírito Santo, buscando uma personalidade e um caráter de cristo e que não sejamos movidos por nosso temperamento, mas sim pelo espírito.

Na nossa ALMA precisamos buscar ser moderados, totalmente controlados pelo Espírito Santo, buscando uma personalidade e um caráter de Cristo e não ser movidos por nosso temperamento, mas sim deixar o Espírito Santo nos moldar através do caráter de Cristo.

O nosso ESPIRITO precisa estar sempre alimentado. Assim como alimentamos nosso físico diariamente, precisamos também nos encher de Deus através da leitura da Bíblia, bons livros, oração, jejum e comunhão com os irmãos. Você já foi a um restaurante buffet livre e comeu até quase explodir? Naquele momento você pensou que não iria mais comer por uma semana, mas aí no outro dia seu corpo já estava novamente com fome. Assim também é nosso espírito, não podemos pensar que frequentar todos os domingos o culto é suficiente para nossa alimentação semanal, ou você também come apenas uma vez na semana? Precisamos estar alimentando nosso espírito das coisas de Deus.

Assim como devemos cuidar da nossa alma e espírito devemos também cuidar do nosso CORPO, somos templo do Espírito Santo e precisamos nos valorizar, cuidando da nossa saúde, alimentação, aparência e até mesmo das nossas roupas. Não quero entrar no conceito de doutrinas de igreja, mas a moda às vezes nos leva ao exagero e à indecência, porém quando o Espírito Santo reina em nós, ele nos orienta até como devemos nos vestir para não chamar atenção das pessoas pelas nossas vestes e sim que o brilho de Jesus resplandeça em nossas vidas e impacte as pessoas ao nosso redor.

Meu desejo é que Deus trabalhe na minha e na sua vida, tornando-nos cada dia mais parecidos com Cristo. E quando você não souber o que fazer diante de uma circunstância pense e responda para si mesmo: O que Jesus faria em meu lugar?

Imagem destacada: “Balance“, por Marina del Castell


Para perguntas ou pregações e palestras na sua igreja, entre em contato. Não esqueça de curtir a nossa página, inscrever-se no canal e nos seguir no Twitter e no Instagram!

Facebook Comments

Sobre o autor

Vanessa Hermann Fornazari

Administradora e pós-graduada em marketing. Amo escrever sobre a maravilhosa graça do Pai. Tenho um coração missionário, gosto de ajudar pessoas, fazer teatro e tornar coisas simples, surpreendentes.

Deixar um comentário

Share This