Devocionais Vida cristã

Descansar em Deus, ou: ficar de boa

A vida cotidiana é cheia de situações e preocupações que causam uma das doenças mais devastadoras do século: o estresse. Nos preocupamos com as notas que temos que tirar no colégio, ou na faculdade, nos preocupamos com o vestibular, nos preocupamos com o relatório do chefe, nos preocupamos com aquele barulho estranho do carro, e até com o dinheiro para sair no final de semana.

O estresse invade até os ambientes religiosos: chegar na hora certo no culto, se não todos vão olhar, estar “puro” para tomar a ceia dignamente, se vestir adequadamente para ir à casa de Deus… colocar a máscara de bom cristão e atender à cerimônia, sem lá muito significado. Quem sabe eu escreva algo exclusivo sobre isso.

É tanta preocupação, com tantas coisas, que até nos esquecemos de como é ficar de boa. Você lembra a última vez que ficou de boa por inteiro? Um dia inteiro no sofá, comendo Doritos e assistindo Netflix sem mais nada passar pela sua cabeça além do que estava ali em sua frente. Consegue lembrar?

Estamos constantemente à beira de um colapso, o calapso de uma sociedade doente, de uma família doente, de uma pessoa doente. Felizmente, o Evangelho tem a cura dessa doença. Jesus Cristo disse o seguinte:

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. (Mateus 11.28 NVI)

Descanso. É disso que você precisa. E não se deixe enganar pelo que a religião tem a oferecer, pois não é raro encontrar na religião um fardo mais pesado do que no próprio cotidiano. Encontre descanso em Cristo.

Somente é possível encontrar verdadeiro descanso, quando se confia. Você não terá descanso somente indo ao culto ou à missa rigorosamente todos os domingos, nem simplesmente tirando boas férias de 30 dias (isso é construir na areia), muito menos só passando a dormir saudáveis 8 horas por dia (Isaías 30.15). Só existe descanso na confiança em Cristo, só existe paz na cruz (Marcos 13.31).

Quando você confia em Deus, nada poderá tirar seu sossego, pois a verdadeira confiança em Deus abrange todos os aspectos da sua vida. Confiança em Jesus não é um assunto religioso, mas sim uma questão de relacionamento, de verdadeiramente aceitar que Deus cuide de você em cada passo, todos os dias da sua vida.

Descansar em Deus é viver confiando não mais em seus próprios esforços, não mais no que eu posso ou não posso fazer, mas sim em quem Ele é. Toda preocupação é dissipada perante essa verdade: o tamanho dos seus problemas não importa, Deus é infinitamente maior que eles.

“Eu até acho legal esse negócio de confiar em Deus, lipe, mas eu sou tão errado…”. Descansar em Deus envolve confiar na obra da cruz: todos os seus pecados, já cometidos e que ainda serão cometidos, já foram perdoados pelo que Jesus fez. Por isso o pecado não tem mais poder sobre você. Ah, meu amigo, há tanto que você precisa aprender sobre isso! Gostaria de me sentar uma tarde inteira com você e falar o quanto Deus te ama, mesmo que você continue pecando. Enquanto não podemos fazer isso, pesquise “pecado” na caixa de pesquisa do blog, e vá lendo alguns textos.

Independentemente do que você tenha feito ou do quão sujo você se sinta, corra para Deus, jogue-se em seus braços. Lembre-se de que quando Jesus e um leproso se tocavam, não era a impureza que contaminava a Cristo, e sim a pureza de Cristo que purificava o leproso. Vá e faça o mesmo.

Descansar em Deus é como eu costumo ficar de boa. Eu posso ter prazos para cumprir, pessoas para visitar, textos para escrever, mas quando estou jantando com minha esposa, não penso nesses problemas, pois deixo meu fardo com Cristo. Convido você a fazer o mesmo: venha ficar de boa.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4.6-7 NVI)

Lembre-se de que Deus pode todas as coisas e de que Ele lhe ama e, portanto, não deixará de cuidar de você nos mínimos detalhes. Como uma criança, confie em seu pai. Ah, como as crianças sabem ficar de boa: elas não estão nem aí, pois papai cuida de tudo. Amém.

Imagem destacada: “Relax“, por Concept 2 Model D


Para perguntas ou pregações e palestras na sua igreja, entre em contato. Não esqueça de curtir a nossa página, inscrever-se no canal e nos seguir no Twitter e no Instagram!

Facebook Comments

Sobre o autor

Filippe D. de Souza

Dono, editor e escritor do blog.
Pastor e líder de voluntários na Igreja Palavra Viva (rodapé), advogado, formado em Direito pela UFSC, cursando Teologia livre pela Unigrace.

Deixar um comentário

Share This