Devocionais Vida cristã

Ainda há tempo para plantar

Estamos na semana que antecede o Natal, rotina de final de ano, compra de presentes, alguns planejando viagens, férias, confraternizações, ceia de natal, correria e mais correria, mas queria alguns minutos da sua atenção para refletir sobre o ato de plantar.

Não estou falando da sua horta vertical ou dos seus vasinhos de temperos, mas vamos fazer uma comparação com as sementes. A semente é usada para explicar muitas verdades na Bíblia, mas hoje quero relacionar ela com as nossas ações, a lei da plantação e da colheita.

As sementes possuem um poder silencioso, como um grande milagre. Uma semente pequena, colocada debaixo da terra, recebendo água, luz e fertilizante, empurrará a terra e crescerá. Não importa que a terra seja um bilhão de vezes o peso da semente, não subestime o seu poder, elas são, geralmente, pequenas e discretas, não têm aparência atraente, não são coloridas nem perfumadas, porém elas se transformam em grandes plantas, lindas flores e saborosos frutos. Uma pequena atitude é como uma semente, boas ações, aparentemente insignificantes, às vezes até doloridas de serem realizadas, podem ser desvalorizadas e parecem insignificantes. Mas assim como pequenas sementes, suas ações podem gerar grandes resultados na sua vida.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. (Salmo 126. 5-6 NVI)

Em poucos dias será Natal, depois Ano Novo, e talvez você olhe para trás e pense que realizou ótimas plantações esse ano, que foi um ano de grandes realizações, onde ajudou muitas pessoas, se dedicou nas coisas do Senhor e está fechando esse ano muito realizado. Parabéns! Continue assim em 2017!

Mas para você que, assim como eu, acha que poderia ter feito mais, que a cada dia busca melhorar, busca fazer mais pessoas ao seu redor felizes, deseja cada dia estar mais semelhante com o Pai, quero dizer que ainda temos a oportunidade de realizar boas plantações esse ano.

Aproveite agora, pare alguns minutos para refletir, o que Jesus faria nesse Natal se estivesse aqui na Terra? O que Ele faria em seu lugar? Estaria ajudando as pessoas necessitadas? Deixando de comprar roupas e presentes pra ele e dando para quem precisa? Jesus jamais precisaria pedir perdão, mas quem sabe esse é o momento de você pedir para alguém que você feriu, ou fazer uma ligação para algum familiar com que faz tempo que não fala.

Quem sabe um abraço em alguém que está passando por um momento difícil, uma palavra de carinho, falar de Jesus para seu colega. Quem sabe é a hora de plantar amor, companheirismo, solidariedade, bondade ou qualquer virtude sincera baseada no amor de Deus. Lembre-se pequenas sementes bem plantadas podem gerar grandes frutos.

Em Tiago 3.18 a Palavra de Deus nos diz: “Aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e colherão uma ceara de bondade.” (tradução livre) É muito perfeita a lei da plantação que Deus nos proporciona, a justiça de sempre colher aquilo que plantamos. Você é bom em plantar sementes de paz? Jesus se fez exemplo de paz por meio de atos de amor lavando os pés de homens, honrando a mulher pecaminosa que a sociedade desprezou. Quer ver um milagre? Plante uma palavra de amor bem fundo na vida de uma pessoa. Nutra com um sorriso e uma oração, e veja o que vai acontecer!

Mas quero lembrar você que a semente precisa de tempo para crescer. Como vivemos nos tempos do fast-food, não queremos cultivar nada, tudo tem que vir rápido, fácil, embalado e para consumo instantâneo, como se a vida fosse uma fórmula pronta!

Estamos todos com muita pressa, queremos plantar hoje para colher no dia 25 de dezembro com um lindo presente de Deus para nós, mas lembre-se que a semente precisa de tempo para crescer, ela demora, mas quando você menos esperar ela crescerá e te surpreenderá!

Desejo um Natal de boas plantações para você, um ano novo repleto de ações espelhadas em Cristo e tenho certeza que assim você realizará grandes colheitas!

Até 2017! Deus abençoe.

Imagem destacada: “Portrait of a Bowl of Pumpkin Seeds“, por Christopher Sessums


Para perguntas ou pregações e palestras na sua igreja, entre em contato. Não esqueça de curtir a nossa página, inscrever-se no canal e nos seguir no Twitter e no Instagram!

Facebook Comments

Sobre o autor

Vanessa Hermann Fornazari

Administradora e pós-graduada em marketing. Amo escrever sobre a maravilhosa graça do Pai. Tenho um coração missionário, gosto de ajudar pessoas, fazer teatro e tornar coisas simples, surpreendentes.

Deixar um comentário

Share This